10 DICAS PARA CUIDAR BEM DO CARRO NO INVERNO

Você tem dificuldades para retomar sua rotina, ou começar o dia durante as estações mais frias do ano? Saiba que o seu automóvel também pode passar por esse tipo de problema.A atenção que já é necessária durante o verão, precisa ser redobrada especialmente no inverno para que imprevistos não te deixem na mão.Por isso, para se adequar melhor e fugir de todas as complicações que as temperaturas mais baixas podem trazer, separamos 10 dicas para você cuidar bem do carro no inverno.Então acompanhe essa leitura e evite que seu carro se meta em uma fria!

1. FIQUE DE OLHO NO “TANQUINHO” DE GASOLINA

Essa dica é fundamental para os donos de carros flex, que contam com aquele tanque separado para a partida. Eles devem estar sempre com uma boa quantidade de combustível para que a partida, especialmente em dias frios, não ofereça maiores problemas. Temperaturas abaixo dos 15° diminuem a capacidade de entrar em combustão que o álcool tem, o que faz com que a partida em automóveis com esse combustível seja mais difícil.Além disso, também é importante que essa gasolina seja “fresca”, pois quanto mais velha ela for, menor poder de combustão.

2. CUIDADO COM A BATERIA

Outra consequência para os automóveis que as baixas temperaturas trazem é a redução na reação dos componentes químicos das baterias automotivas. Outro ponto é o fato do óleo do motor se tornar mais grosso, viscoso.Assim, é comum que elas tenham que trabalhar mais durante dias com mais frio, então é recomendado evitar desligar o carro em congestionamentos ou desnecessariamente, por conta da partida e do desgaste.Mais uma dica relacionada ao uso da bateria é para que seja evitada a partida do carro com rádio ou mesmo faróis ligados, ou ligar esses itens com o motor desligado.

3. PALHETAS DO PARA-BRISA

No inverno, a visibilidade costuma diminuir. Por isso, é fundamental facilitar a forma como você enxerga no trânsito.Portanto, as palhetas do para-brisa precisam estar em dia, uma vez que são responsáveis diretas pela visibilidade frontal do motorista. Como são feitas de borracha, as palhetas podem ressecar facilmente, o que impede a correta limpeza do vidro e pode até mesmo riscá-lo.

4. EVITE ACELERAR AO LIGAR O VEÍCULO

Por conta do frio, muitas pessoas acreditam que é necessário acelerar o veículo especialmente nos primeiros minutos após a partida.No entanto, ao aumentar o giro do motor frio, e consequente lubrificação ainda não completa, as chances de causar danos e diminuir sua vida útil  são maiores.Sendo assim, o recomendado é esquentar o veículo de maneira gradativa, durante o trajeto. Então, nos primeiros minutos, procure dirigir mais devagar para que a injeção eletrônica consiga realizar seu trabalho e fornecer ao motor as melhores condições de funcionamento.

5. OS PNEUS

Temperaturas mais baixas tornam o ar mais denso, o que diminui a pressão no interior dos pneus. Pneus mais vazios entram em maior contato com o asfalto, o que aumenta tanto o desgaste quanto o consumo de combustível.Então é recomendado que a pressão dos pneus seja verificada de forma preventiva, ao menos, uma vez por semana – confira em sua cópia do manual quais são os valores indicados para a correta calibragem. No frio, também é comum lidar com chuvas, neblina e até pequenos cristais de gelo na pista, em casos mais extremos. Essas condições dificultam a dirigibilidade, portanto pneus bem calibrados facilitam a vida do motorista – embora o ar se condense no interior do pneu, sua capacidade não é alterada no frio, então calibre normalmente.

6. LIGUE O AR-CONDICIONADO!

A manutenção do ar condicionado durante o inverno é mais barata do que em períodos quentes, por isso aproveite a época para trocar os filtros e fazer uma revisão geral.Além disso, também é indicado ligar o ar durante alguns minutos na semana para evitar o ressecamento de componentes do sistema. Dessa forma, você previne vazamentos e mal funcionamento do aparelho por conta de rachaduras ou quebras.

7. VERIFIQUE SE AS MANGUEIRAS ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES

O frio também pode ressecar as demais mangueiras que fazem parte do seu automóvel. Então fique de olho principalmente nas que estão no motor.O mesmo cuidado vale para as correias, que uma vez danificadas, não conseguem resistir às temperaturas mais baixas e além de ressecar mais facilmente, podem se romper.Nesse momento, uma manutenção preventiva pode ser o mais indicado – além das mangueiras, o veículo terá sua saúde analisada como um todo.

8. A PINTURA DO AUTOMÓVEL

Dias com temperaturas mais baixas podem aumentar os danos sofridos à pintura do seu automóvel. Esses riscos são ainda maiores em dias que ocorrem geadas.As camadas de gelo que podem se formar sobre o veículo tendem a riscar e danificar a lataria do seu carro, principalmente se não forem retiradas da maneira correta.Nada de esfregar ou usar qualquer objeto: basta jogar água sobre o gelo, e não vai acontecer nenhum dano à cor do seu veículo.

9. ÓLEO E FILTROS DE ÓLEO

O óleo de motor é indispensável para o bom funcionamento do motor. Por isso, você precisa redobrar a atenção sobre esse item em temperaturas mais baixas, que exigem mais do seu automóvel.Então acompanhe com cuidado as recomendações do fabricante sobre a data de validade, e sobre o tipo de óleo que deve ser utilizado em seu carro – durante o frio, funcionam melhor aqueles menos viscosos, por contribuírem com uma melhor lubrificação após a partida.E claro, não deixe de acompanhar o estado dos filtros de óleo, que vão garantir a pureza e melhor desempenho dentro do motor.

10. LUZES DE NEBLINA

Durante o inverno, as noites costumam ser mais longas, e como já dissemos anteriormente, a questão da visibilidade é ainda mais importante. Portanto, tenha certeza de que todas as luzes do seu carro estão em bom estado e funcionando corretamente: luzes traseiras, luzes de freio, faróis, lâmpadas de sinalização e luzes de condução. Lembrando que nessas condições, os faróis de neblina não interferem na visibilidade de outros motoristas.
Com todas essas dicas, você dificilmente vai levar um gelo do seu carro quando mais precisar dele no inverno. Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para continuar bem informado sobre o mundo automotivo – seu carro agradece!

Compartilhar

Post em
Destaque

Mais Populares

1

Confira nossas redes

Seja parte da nossa comunidade! Siga nossas redes para ficar por dentro das últimas
ofertas e novidades.