Desde 1978

Qual escolher: direção hidráulica ou elétrica?

No momento de  escolher um carro para comprardiversos itens merecem ser avaliados para a compra ideal ser realizada: desde o modelo, ano, cor, e outros aspectos mais técnicos.
Um dos pontos que podem gerar dúvida em qual veículo levar para casa é o tipo de tecnologia que é mais vantajosa: direção hidráulica ou elétrica?
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas, quais suas vantagens e como cada um desses tipos de direção pode se encaixar no que você procura.
E aí, quer descobrir você também?

As diferenças entre direção hidráulica ou elétrica


A tecnologia empregada nos automóveis tem se tornado cada dia mais avançada, e por isso, cada vez é menor a necessidade por esforço físico. 
Um dos principais pontos que mais demandava braço forte, era justamente a direção. No entanto, hoje já é possível contar com uma boa ajuda que torna essa tarefa bem mais tranquila.
Estão disponíveis no mercado, veículos com a opção de direção elétrica e hidráulica. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada uma delas, e te deixar por dentro de suas principais diferenças.

Direção elétrica


No modelo de direção hidráulica, utilizado pela primeira vez em 1988, o motor elétrico é acoplado a caixa de direção. Dessa forma, é possível optar por uma direção totalmente elétrica, ou eletro-hidráulica.
Este motor elétrico funciona deixando o manuseio do volante mais leve da seguinte maneira: quando o carro é ligado, um sinal aciona o motor elétrico, que por meio sensores, fornece assistência para o motorista - de acordo com a direção para a qual ele movimenta o volante.
Claro, não havendo movimento nenhum, o motor não é acionado.
Como funciona de maneira independente, a direção elétrica pode ser instalada inclusive em modelos que não contam com essa facilidade.

Direção hidráulica


Esse é o modelo de direção mais comum nos veículos brasileiros, tendo sido utilizado pela primeira vez em 1951.
Aqui, o funcionamento se dá por uma bomba hidráulica, que faz com que óleo circule na caixa de direção, tornando o manuseio do volante menos trabalhoso. Esse tipo de assistência diminui em até 80% a força que o motorista precisa empregar, com relação a direção mecânica.
Também conhecida como direção assistida, essa opção já vem instalada de fábrica, e não pode ser acoplada posteriormente.

As principais vantagens e desvantagens da direção hidráulica


Quem opta pela direção hidraulica costuma relatar sua segurança, bem como sensibilidade ao dirigir como seus principais pontos positivos.
Além de ser fácil manusear o volante com esse sistema, sua resposta é bem rápida, o que é um excelente diferencial, especialmente em terrenos mais complicados - dias chuvosos, pistas escorregadias ou grandes velocidades.
Como é um sistema independente, também não há risco de haver uma pane elétrica que prejudique seu funcionamento. E mesmo situações como estouro de um pneu ainda garantem bom controle do automóvel.
Além disso, o fato de ser um sistema mais simples diminui os custos tanto do veículo quanto das manutenções necessárias.
Por outro lado, pesam contra justamente o fato de ser um sistema mais pesado e que exige mais do motor - o que o faz ser contra-indicado para carros com motor 1.0 opções mais econômicas.
Embora sejam mais baratas, as manutenções costuma ser mais frequentes, para todos os itens que compõe o sistema - troca de óleo, correia, mangueira, etc.
E como há vários itens nessa estrutura, encontrar um pequeno defeito é mais complicado - e quando não diagnosticado no tempo certo, pode originar problemas maiores.
E vale ainda citar o fato de que essa opção só é possível quando instalada na fábrica - alterar a estrutura do carro para receber esse sistema pode comprometer a segurança do motorista.

As principais vantagens e desvantagens da direção elétrica


Como a direção elétrica não utiliza força do motor do carro, existe economia de combustível de até 5%. E ao contrário do sistema hidráulico, o elétrico é bem leve e indicado para todo tipo de veículo - além do fato de por ser instalado em qualquer automóvel.
A manutenção é mais simples, até pelo sistema ser menos complexo e contar com quantidade bem menor de peças e componentes.
Outro ponto importante é que por ser um sistema mais moderno, a direção hidráulica pode valorizar mais o veículo, do que aquele que conta com o sistema hidráulico.
O motorista que conta com esse sistema elétrico ainda tem a possibilidade de acrescentar outras funcionalidades ao seu carro. Dentre elas, o assistente de manutenção de faixa e o piloto automático adaptativo.
E para quem considera a questão ambiental, vale dizer que essa é uma opção mais sustentável, uma vez que não utiliza bomba hidráulica ou qualquer tipo de fluido.
Mas como nem tudo são flores, esse sistema pode sofrer uma pane elétrica, que vai tornar o manuseio do volante bem mais pesado - e aqui, o conserto fica bem caro.
Outra necessidade para que o sistema responda perfeitamente aos controles é estar calibrado constantemente, o que gera custos e exige mão de obra especializada.
Também é importante pontuar que os carros que dispõe dessa tecnologia são mais caros, portanto, o consumidor tem que estar ciente de que vai pagar mais caro por essa facilidade.

A melhor escolha: direção elétrica ou hidráulica?


Quando for comprar seu veículo, você precisa levar em consideração tanto os pontos positivos quanto negativos dos dois sistemas que apresentamos. De maneira geral, você precisa encontrar qual se adequa mais às suas necessidades, e principalmente, às suas condições financeiras - por isso, é fundamental avaliar o custo-benefício da escolha.
Também leve em consideração o fato de que nada melhor do que saber qual tipo de direção é mais adequada a você por meio de um test drive. Então não deixe de rodar um pouco com aquele veículo que tanto deseja - seja ele portador de direção hidráulica ou elétrica.
Então veja bem se você se sente seguro, confortável e se há, de fato, facilidade para o manuseio do veículo.
Com certeza dos dois tipos têm vantagens, e servem muito bem para o propósito ao qual se prestam - facilitar a vida do motorista.
Assim, cabe a cada motorista encontrar a escolha que mais se enquadre em sua busca.

Se você deseja bater um papo com quem conhece bastante desse assunto, vem procurar a Marinho Veículos. Será um prazer conversar com você sobre este ou qualquer outro assunto que envolva o seu bem-estar como motorista.
Além disso, se houver qualquer dúvida na hora da compra, aqui você conta com vendedores altamente capacitados, que serão capazes de te guiar na busca pelo automóvel ideal.
Então continue de olho em nosso Blog, para que as melhores dicas do mundo automotivo continuem fazendo parte do seu dia a dia. Informação boa nunca é demais!




<   VOLTAR
>   AVANÇAR

VEJA OS VEÍCULOS
QUE COMBINAM COM VOCÊ

CLIQUE PARA visualizar todos nossos veículos