Desde 1978

Cuidados com higienização do carro em tempos de Coronavírus

Por conta do risco de contaminação com o coronavírus, diversos órgãos de saúde têm recomendado que seja mantida a quarentena. Ou seja: nada de sair de casa, para evitar transmitir ou ser contaminado com o Covid-19.
No entanto, há situações que exigem que as pessoas saiam de casa, como fazer compras, ir à farmácia ou ao médico, em último caso. Nestes momentos, o carro é o melhor aliado.
Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados com relação a higienização do carro.
Hoje, vamos falar sobre esse assunto, e o quão importante é manter o seu veículo devidamente limpo e protegido do coronavírus.
Então em acompanhar essas dicas e se manter seguro e saudável!

Como fazer a higienização do carro


A principal recomendação durante a pandemia é realizar uma higienização do carro toda vez que for necessário entrar no veículo.
O primeiro procedimento é a limpeza das mãos com álcool em gel, ou água e sabão.
Depois, devem ser higienizadas as partes do carro em que o contato com as mãos é mais frequente, como maçanetas externas e internas, câmbio, painel e especialmente o volante, considerada a parte mais suja do carro.
Porém, vale uma dica: o álcool em gel 70% é muito bom para a eliminação de bactérias e do próprio coronavírus, mas pode danificar certas partes do automóvel.
Nesse caso, recomenda-se que sejam utilizados água e sabão para manter seu carro livre do vírus. Vale utilizar um borrifador com uma mistura de água e sabão infantil, que é menos agressivo, e ainda assim eficaz na eliminação das bactérias.
Para retirar o excesso da mistura nessa superfícies, basta utilizar um pano macio composto de microfibra, para que não haja qualquer dano aos painéis, por exemplo, que são mais sensíveis.
Ao limpar os estofados, fique atento ao tipo de material do qual ele é composto, pois há cuidados diferentes a serem tomados.
No caso de bancos de couro, existem produtos específicos disponíveis, que mantém o produto bem hidratado e bonito, e ao mesmo tempo eliminam as possíveis ameaças. Sabão em barra e água é uma boa combinação, que elimina também qualquer tipo de sujeira e não danifica o material.
Já para os estofados sintéticos, o cuidado deve ser para que eles não fiquem úmidos ou molhados após a limpeza, uma vez que isso pode causar o surgimento de fungos. Vale utilizar água e sabão no processo de higienização, desde que não haja formação ou acúmulo de espuma.

Algumas dicas importantes


Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre algumas partes específicas do automóvel que merecem igual atenção durante o processo de higienização.
  • Aspirador
A aspiração do carro deve ser feita com bastante cuidado e atenção especialmente às sujeiras acumuladas em pequenas costuras e dobras dos bancos, e demais locais de difícil acesso.
  • Ar-Condicionado
Durante essa pandemia, o mais recomendado é deixar o uso do ar-condicionado de lado, e dar preferência às janelas abertas. Assim, é mais difícil que o vírus se mantenha no interior do carro quando bem ventilado.
O mais recomendado é que os filtros do ar-condicionado sejam devidamente limpos a cada seis meses. Já no seu cotidiano, vale ligar o aparelho por 5 minutos na potência máxima, para que o ar quente se ocupe de higienizar as saídas de ar do sistema.
  • Carpetes
Vale bater os tapetes e carpetes do veículos todos os dias, para eliminar vestígios de sujeira. Para realizar uma limpeza completa, existem produtos especialmente desenvolvidos para esse fim, ou os bons e velhos água e sabão. Depois, é importante remover os produtos com um pano seco, para que não haja qualquer possibilidade das bactérias ainda sobreviverem nas superfícies.
  • Painéis
Não utilize produtos com alvejante, água oxigenada ou mesmo amônia para limpar qualquer tela ou mesmo painéis do carro, uma vez que eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos.
  • Lixeira
Esvazie a lixeira toda vez que for possível - diariamente, ou em toda oportunidade que for desligar o veículo. Principalmente se houver lenços em seu interior.

Cuidado com as caronas


Como os veículos são considerados extensões de nossas casas, é importante ter muito cuidado com quem entra em nosso carro. O ideal, neste momento, é evitar caronas - tanto dar, quanto receber.
Porém, ao receber alguém em seu veículo, é importante fornecer acesso a álcool em gel, para realizar a higienização das mãos. Além disso, conte com um pacote de lenços descartáveis, para que quando for necessário tossir ou espirrar, o mesmo seja jogado fora evitando qualquer possibilidade de contaminação.
Vale também realizar uma limpeza dos painéis caso algum passageiro de seu carro venha a tossir ou espirrar.
No caso de deixar seu carro com o manobrista, é importante realizar os mesmos procedimentos caso fosse dirigir o carro pela primeira vez: higienize todas as partes onde há contato das mãos, além dos assentos, sempre com um pano úmido. E claro, não esqueça de, ao fim, limpar as próprias mãos também.

Atenção redobrada para quem é motorista de aplicativo


Se você trabalha como motorista de aplicativos de carona, precisa seguir com muito cuidado todas as recomendações fornecidas durante esse texto. É importante higienizar o carro após cada viagem, e sempre oferecer álcool em gel e lenços descartáveis para os seus passageiros.
No caso da Uber, que é considerada a maior empresa do ramo, podem ocorrer suspensões para motoristas que não cumprirem as recomendações e estiverem contaminados com o coronavírus.
Embora ainda não tenha sido informado pela empresa se houve algum caso de motorista infectado com a doença, é importante se atentar às recomendações. Inclusive, há uma página criada pela Uber com diversas dicas e recomendações para os donos de carros que trabalham com o serviço.

Agora você já está por dentro de como realizar uma boa higienização do carro, especialmente durante essa época de quarentena.
No entanto, dê preferência por permanecer em casa, respeitando as recomendações.
Aproveite esse tempo para dar uma conferida em todo nosso conteúdo aqui do blog - tem muito material interessante, que vai te deixar atualizado durante esse período de isolamento social. Perfeito para que todos possam se manter saudáveis e bem informados!




<   VOLTAR
>   AVANÇAR

VEJA OS VEÍCULOS
QUE COMBINAM COM VOCÊ

CLIQUE PARA visualizar todos nossos veículos