Desde 1978

Como escolher o seguro para o seu carro

Quem tem um veículo sabe que ter algum tipo de proteção e garantia com relação à ele é uma tranquilidade necessária.
Por isso, contar com os benefícios de um seguro automotivo é fundamental, especialmente quando nos deparamos com os altos índices de furtos e roubos, além de acidentes de trânsito.
Mesmo sabendo disso, no momento de decidir por qual seguro escolher para o seu carro, é normal que você se depare com diversas dúvidas.
Por isso, separamos algumas dicas fundamentais para que você consiga selecionar o melhor tipo de seguro, para atender todas suas necessidades.
Então vem conferir nosso artigo e descobrir como escolher o seguro ideal para o seu carro!

Diferenças entre Seguro Auto e Proteção Veicular


Quem deseja cuidar da segurança e integridade do próprio veículo pode se deparar com dois tipos de serviços diferentes.
De um lado temos o seguro auto e do outro também pode ser oferecida a proteção veicular. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas para que não haja confusões entre elas.

• Seguro auto:
O seguro auto é uma proteção para o veículo vendida por seguradoras vinculadas à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Costuma oferecer cobertura e proteção contra sinistros como roubo, furto, colisões e outros.
Uma vez que há qualquer dano coberto no veículo, a seguradora assume a responsabilidade por cobrir todas as despesas.
É importante lembrar que existem coberturas de danos parciais e danos integral, sendo que estes últimos ocorrem quando o reparo necessário ao veículo é superior a 75% de seu valor total.
A indenização integral também é paga quando um veículo roubado ou furtado não é recuperado

• Proteção Veicular:
A proteção veicular é oferecida aos proprietários de veículos por cooperativas ou grupos que visam oferecer alguma proteção.
Inclusive, algumas dessas proteções oferecidas são bem similares aos serviços oferecidos nas seguradoras.
No entanto, a proteção veicular não conta com regulamentação por parte da SUSEP, e nem está sujeita às suas normas.
Outro ponto é que todos os cooperados pagam pelos sinistros ocorridos, por meio de um fundo reserva.
E ainda há o risco dos valores não serem suficientes para cobrir as despesas - nesse caso, quem precisa pagar o restante do valor é o proprietário.
Por isso, é preciso tomar cuidado ao solicitar esse tipo de serviço, uma vez que costuma ser mais barato que um seguro auto.

Compare benefícios e valores entre uma seguradora e outra


O valor pago pelo seguro não deve ser o principal fator levado em consideração na hora da escolha, já que é comum que haja diferença nos valores entre uma seguradora e outra. Por isso é importante pesquisar e comparar os preços.
Existem alguns pontos que podem gerar influência direta no valor da cobertura que lhe será servida, como:

• Idade do motorista;
• Local onde o veículo fica estacionado;
• Frequência com que é usado;
• Região onde é usado;
• Ano de fabricação do carro;
• Modelo do carro.

Também podem ser oferecidos diferentes benefícios e coberturas de acordo com esses itens. Então não deixe de consultar mais de uma seguradora - por mais que você já trabalhe com determinado nome.
Seguradoras diferentes costumam oferecer condições de pagamentos diferentes, além de convênios com diversos tipos de estabelecimentos. Nesse caso, as vantagens são ainda maiores.
Porém, é fundamental conhecer a procedência e histórico das seguradoras com as quais você vai lidar. Saiba se estão devidamente regulamentadas e se costumam pagar corretamente seus segurados. É possível verificar na internet se há reclamações contra determinada empresa, o que já diz muito sobre sua forma de agir.

Contrate as coberturas que realmente precisa


O seguro ideal para você é aquele que oferece coberturas para todas as suas necessidades diárias.
Descobrir essas necessidades é um passo importante antes de qualquer escolha. Portanto, se faça as seguintes perguntas para saber quais são as coberturas que você vai necessitar:  

• Qual é a finalidade do uso do seu carro?
• Em quais horários ele é usado?
• Em quais locais ele é utilizado?
• Quais são os maiores riscos aos quais você está exposto?
• Que tipo de facilidades você gostaria de contar?

É interessante conversar com um corretor para que todos esses pontos sejam corretamente levantados e, juntos, vocês possam encontrar a melhor cobertura para suas necessidades.
Vale deixar claro aqui que quanto mais coberto seu carro estiver, maior sua segurança e tranquilidade. Por outro lado, maior também é o custo do seguro.
Mas não pense você que tirar uma ou outra cobertura só para baixar o valor total é uma boa solução. Se ela for realmente necessária, não pense em poupar neste momento, uma vez que este valor sempre será mais baixo do que os custos de arcar com um sinistro.
Normalmente, os tipos de cobertura com os quais as seguradoras trabalham são:  

• Roubos;
• Furtos;
• Colisões;
• Incêndios;
• Desastres naturais;
• Danos a terceiros;
• Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);
• Blindagem;
• Vidros;
• Kit gás;
• Higienização em casos de alagamento, e muitos outros.

Fique de olho na abrangência do seguro e nos serviços adicionais


Grande parte das seguradoras oferece outros tipos de serviços opcionais e adicionais, além dos que já citamos aqui. Vale a pena ficar de olho neles, pois muitos podem ser inclusos em sua apólice sem que você necessite, e assim, o valor a ser pago só aumenta.
Quer um exemplo? Se o seu carro não usa gás como combustível, ou não contam com uma blindagem, não faz sentido algum contar com esses tipos de proteções.
No entanto, um serviço extra que precisa ser avaliado pois pode ser de grande utilidade é a possibilidade de um carro extra.
Seja durante a manutenção do seu veículo, ou no caso de um furto ou roubo ainda não solucionado, esse tipo de proteção não vai te deixar a pé e desprevenido.
Agora, se no seu caso há mais de um carro na garagem, essa utilidade se torna absolutamente desnecessária, e só vai lhe trazer mais gastos.
Preste muita atenção se há disponibilidade de guincho, uma vez que em um caso de necessidade, pode se fazer muito útil.
Por isso, observe detalhadamente todos os tipos de serviços oferecidos em sua apólice.
E vale ficar de olho também em como funciona a abrangência do seu seguro. Muitas seguradoras cobrem apenas alguns quilômetros de distância da sua residência. Então muito cuidado com esse item importantíssimo de sua apólice.
Se for viajar, é preciso informar à seguradora, e provavelmente adquirir uma cobertura extra para essa ocasião.

Cuidado com a franquia


A franquia do seguro é um valor de participação que o segurado sempre irá pagar quando sofrer um sinistro, ou dano parcial.
Os valores vão depender de acordo com os danos, podendo ser fixos ou percentuais - definições que são dadas na apólice do seguro.
São 3 os tipos de franquia existentes:

• reduzida;
• básica;
• aumentada.

Ou seja, normalmente os valores da franquia são aumentados conforme os riscos são menores. O contrário também é possível - franquias mais baixas em caso de maiores riscos de sinistros.
Estes valores incidem diretamente no tamanho do prêmio - franquias maiores resultam em prêmios menores, e vice-versa. Por isso, o tipo mais indicado geralmente é a franquia básica, que costuma equilibrar bem os valores de franquia e prêmio.

Conheça detalhadamente sua apólice, benefícios e descontos

Saber todos os detalhes e pormenores de sua apólice e imprescindível, uma vez que é nela onde está descrito tudo a que você tem direito,
Por isso, contar com uma boa seguradora e a ajuda de um corretor dedicado podem fazer a diferença, inclusive para esclarecer eventuais dúvidas e tornar o processo o mais claro possível.
Além de ficar por dentro de todas as coberturas às quais você tem direito, conhecer bem sua apólice também te possibilita conhecer todos os benefícios que seu seguro lhe proporciona.
Por exemplo, pode haver parcerias com estacionamentos, lojas de conveniência, fabricantes de pneus, etc.
Então, também vale colocar na balança a quantidade e qualidade dos benefícios oferecidos na apólice. Em muitos casos, a economia que você fará usufruindo de alguns benefícios compensa até um valor um pouco mais alto de seguro.

Por fim, aproveite e realize simulações em diversas seguradoras. Realize uma escolha tranquila e sem pressão, pois quem está em jogo é a segurança e integridade de um bem seu.
Agora que você já sabe qual é o caminho para realizar uma escolha certeira do melhor seguro auto para o seu carro, boa sorte nessa jornada!
E se quer continuar sempre por dentro dos mais diversos assuntos envolvendo o mundo automobilístico e do mercado de automóveis, já sabe: continue de olho em nosso blog!



<   VOLTAR
>   AVANÇAR

VEJA OS VEÍCULOS
QUE COMBINAM COM VOCÊ

CLIQUE PARA visualizar todos nossos veículos