Desde 1978

Como comprar um carro?

Comprar um carro não é das tarefas mais simples por diversos motivos. Desde a escolha de um tipo, modelo, preço, até mesmo as formas de pagamento e toda a burocracia que envolve esse processo. São etapas que confundem e assustam algumas pessoas.
Mas nós queremos facilitar a sua vida, e por isso, separamos algumas dicas de como você deve se encaminhar para, finalmente, concretizar esse sonho do carro próprio.
Então vem nos acompanhar nessa leitura e se preparar para descobrir como comprar um carro!

Antes de tudo: um bom planejamento financeiro


Logo de cara, você precisa saber se, de fato, seu orçamento permite que você tenha um carro. E ter um carro implica em diversos gastos.
Mais do que pagar pelo veículo em si, existem outros tipos de despesas que se serão recorrentes em sua vida - desde o combustível, impostos e a manutenção, até imprevistos com quebras, acidentes e tudo mais.
Portanto, adquirir um carro e viver sempre no limite financeiro pode não ser a melhor das ideias, e acabar nascendo aí uma bola de neve de dívidas que pode se tornar incontrolável.
Então coloque na ponta do lápis qual é o orçamento que você tem disponível para a compra e uso do veículo. Pode ser necessário realizar um ou outro pequeno sacrifício, como aquele rodízio de pizza aos fins de semana, ou a viagem preparada para as férias.
No entanto, o veículo também pode trazer vantagens no quesito dinheiro: ao longo do tempo, pode se tornar mais barato trabalhar de carro do que de transporte público ou de veículos de aplicativos, por exemplo.
Então tenha em mente bem claras a finalidade, os gastos e benefícios que a compra do automóvel trará para sua vida.


Novo, Seminovo ou Usado?


Decidiu que vai comprar mesmo um carro? Bacana! Agora, precisamos escolher qual tipo de carro mais se encaixa em suas necessidades e orçamento: um carro novo, um usado ou um seminovo?
O primeiro caso é, obviamente, o mais caro. Por isso, só aqueles que contam com uma boa situação financeira é que devem se aventurar a comprar um carro 0km.
Obviamente despesas com manutenção serão menores, no entanto impostos, seguro e as próprias parcelas do veículo serão bem pesadas, portanto você terá que estar preparado.
Nós já falamos sobre as diferenças, vantagens e desvantagens que tanto os carros seminovos quanto usados trazem, em um artigo anterior de nosso Blog.
Embora um seminovo seja mais caro que um usado, tem vantagens como manutenção menor, a possibilidade de desfrutar da garantia e outras. Por outro lado, um carro usado tem um valor bem mais baixo, e pode ser a opção que mais se encaixa em seu bolso.
Depois de feita essa escolha, é hora de partir para a próxima etapa!

Formas de Pagamento


Independente do tipo de carro que você escolheu, você terá que pagar por ele. E a menos que você tenha optado por um carro usado de valor bem baixo, ou que tenha consigo uma quantia em dinheiro muito grande, é pouco provável que vá realizar o pagamento à vista.
Claro, essa possibilidade é sempre a melhor, uma vez que você pode se ver livre da dívida e até negociar um desconto.
No entanto, o mais comum é que o veículo tenha seus valores parcelados. E nesse caso, as duas modalidades mais comuns são:

Financiamento:

Com essa opção, você já pode sair com o carro diretamente da concessionária - ou em poucos dias, no máximo. Por outro lado, há taxas que podem ser consideradas altas, e tornam o valor final do veículo bem maior.
Ao optar por essa opção, procure dar o maior valor possível como entrada, para que as parcelas sejam menores - e consequentemente os juros também.
Vale lembrar, inclusive, que também é possível realizar o financiamento de carros usados.

Consórcio:

Esta opção é mais indicada para quem não tem tanta pressa em adquirir o veículo e tem mais disciplina. Aqui, você e diversas pessoas vão pagando mensalidades, e a cada mês, uma ou mais pessoas é contemplada e pode levar o veículo.
Além de não haver valor de entrada, os juros são menores do que num financiamento - mas pode ser que o prazo para a contemplação de ter o veículo em mãos seja mais longo.

Pesquise e procure o melhor preço


Realizar uma boa pesquisa de preços é indispensável, para qualquer tipo de compra que você for realizar. Por isso, não há porque ser diferente no caso da aquisição de um carro.
Então, não tenha medo nem vergonha de procurar em diversas concessionárias o veículo que você deseja. Acredite: as diferenças nos valores podem ser bem grandes!
Além do mais, hoje em dia é possível contar com o auxílio de sites e aplicativos que têm essa finalidade. Assim, fica bem mais fácil procurar um carro com um bom preço.
No entanto, é fundamental conhecer o local de onde você está comprando: preços muito baixos podem ser sinal de algum problema. Então busque saber a reputação, histórico e avaliação do local onde vai fazer a compra - inclusive em locais como o Reclame Aqui.

Escolhendo o carro ideal


Agora, você precisa decidir pelo carro em si. Para isso, nós separamos algumas perguntas que você precisa se fazer - e responder, é claro - para que chegue ao automóvel que melhor vai atender suas necessidades.

• Você quer um carro popular ou de Luxo?
• Você quer um carro estilo Sedan, Hatch, SUV, Esportivo?
• Quais as formas de pagamento disponíveis?
• Pesquise marcas e o histórico delas.
• Qual é a potência do motor que você precisa?
• Quantas portas o veículo tem?
• Quantas pessoas irão utilizar esse automóvel?

Escolher o carro ideal não é das tarefas mais fáceis, mas com essas perguntas, você consegue um direcionamento melhor.
Procure conhecer o histórico do veículo, caso não seja um 0km, e vale lembrar: não se solicite um test drive do veículo. Nada melhor do que conhecer seu funcionamento na prática.
Mais uma vez fica a importante dica: procure uma concessionária de confiança e procedência. Dessa forma, todo seu negócio será conduzido da melhor maneira possível e você evitará qualquer tipo de dor de cabeça.

Agora você já está preparado para comprar o seu veículo. Só falta uma coisa para esse seu sonho ficar completo: passar em  uma das unidades da Marinho Veículos!
Venha conhecer nosso estoque e encontrar aquele veículo com o qual você tanto sonhou.
E claro, continue sempre de olho em nosso conteúdo aqui no Blog, para que possa conferir nossas dicas sobre o mundo automotivo!



<   VOLTAR
>   AVANÇAR

VEJA OS VEÍCULOS
QUE COMBINAM COM VOCÊ

CLIQUE PARA visualizar todos nossos veículos